ESPECIALIDADES TERAPÊUTICAS

Segue-se um breve resumo sobre as principais especialidades a que me tenho dedicado durante o meu percurso profissional:

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Assenta no pressuposto teórico de que a mudança comportamental deve-se à mudança de crenças. Ou, por outras palavras, para mudarmos a forma como agimos temos de mudar a forma como pensamos. Como afirmou o Imperador Romano Marco Aurélio “Se estás aflito por alguma coisa externa, não é ela que te perturba, mas o juízo que dela fazes. E está em teu poder dissipar esse juízo.” Neste singular e poderoso raciocínio encontra-se a base filosófica sobre a qual surgiu a Terapia Cognitivo-Comportamental.

TERAPIA DE FOCAGEM EMOCIONAL

Este modelo teórico surgiu a partir de Leslie Greenberg, Robert Elliott e Jeanne Watson. Segundo a EFT (Emotion Focused Therapy), a sintomatologia e os comportamentos disfuncionais resultam de conflitos intra e interpsiquícos que têm por base emoções não resolvidas ou não processadas.

TERAPIA DE ANÁLISE BIOENERGÉTICA

Para a Análise Bioenergética, as nossas emoções e os nossos pensamentos são o reflexo da nossa energia, que nos permite, falar, gritar, rir, chorar, entre um conjunto enorme de comportamentos. Quando esta energia flui livremente, falamos de um organismo vivo, vibrante e por isso saudável.

EMDR

A sigla EMDR significa Eye-Movement-Desensitization-Reprocessing. Em português traduz-se como Olho-Movimento-Dessensibilização-Reprocessamento. Trata-se de uma terapia destinada à resolução ou ao alívio de memórias traumáticas através do movimento bilateral.

Headpage photo by Natalie Grainger on Unsplash

© by ANTÓNIO NORTON PSICOTERAPIA