Headpage photo by Natalie Grainger on Unsplash

© by ANTÓNIO NORTON PSICOTERAPIA

TERAPIA DE ANÁLISE BIOENERGÉTICA

Para a Análise Bioenergética, as nossas emoções e os nossos pensamentos são o reflexo da nossa energia, que nos permite, falar, gritar, rir, chorar, entre um conjunto enorme de comportamentos. Quando esta energia flui livremente, falamos de um organismo vivo, vibrante e por isso saudável.

A patologia psicológica surge do Medo de sentir. O Medo provoca a formação de tensões musculares que vão impedir o fluxo energético. Estas tensões vão condicionar a manifestação das nossas emoções e afectar a nossa verticalidade, ou seja, o eixo do nosso corpo. Cada corpo é o testemunho da história emocional de cada pessoa. Para a Análise Bioenergética, as primeiras etapas da vida são decisivas para a formação ou não destas tensões, de onde vai resultar a contracção ou a expansão energética do organismo. A não superação destas etapas de desenvolvimento vai conduzir à formação de certas tensões que vão originar certos tipos de corpos. Por tal motivo, a Análise Bioernergética usa a leitura corporal para compreeender o caminho emocional que cada pessoa fez na sua vida, e da qual resulta a sua personalidade. 

O objectivo da Terapia de Análise Bioenergética é ajudar o paciente a reencontrar o seu fluxo energético e a poder sentir e viver as suas emoções de uma forma equilibrada. Para tal, é importante desbloquear estas tensões acumuladas e tal é feito através da respiração e dos movimentos e posições corporais que induzem vibração. Para a Análise Bioenergética, a saúde psicológica é a possibilidade e a capacidade de aceder livremente às nossas emoções.