• António Norton

A ansiedade social e o Corpo


Este breve artigo pretende elucidar um pouco o que é a ansiedade social e como se manifesta no corpo.

A ansiedade social é uma perturbação psicológica que resulta do medo do julgamento das outras pessoas. É alimentada por uma fantasia de que os outros vão descobrir as nossas falhas, os nossos erros e os nossos defeitos.

Uma pessoa que sofre de ansiedade social tem uma auto – imagem como alguém defeituoso.

Essa imagem é construída a partir da interiorização e aceitação precoces de um conjunto de observações críticas feitas de uma forma explícita e direta, através de comentários provocadores, insultuosos, que expõem a pessoa e a ridicularizam, ou através de críticas implícitas, feitas não verbalmente através de olhares, de expressões faciais e corporais, de gestos e de sons.

As pessoas que sofrem de ansiedade social sentem-se deslocadas, descontextualizadas, têm dificuldade em se integrar e em criar laços de confiança com as pessoas, sentindo-se continuamente observadas, julgadas e criticadas.

Geralmente evitam grupos de pessoas, jantares de grupos, convívios, reuniões e multidões.

Escolhem criteriosamente as pessoas com quem se relacionam e têm muita dificuldade em criar novas relações.

O facto de se sentirem continuamente observados em situações sociais provoca um estado de hipervigilância, que se reflete no corpo.

Os olhos funcionam como um radar que está a sinalizar até ao mais ínfimo pormenor. São muito observadores, mas evitam o contacto ocular, por o sentirem como invasivo e os deixar desconfortáveis.

O seu maxilar geralmente está tenso, com baixa mobilidade. Geralmente apresentam rigidez facial, boca seca, um discurso pouco fluido.

0s ombros estão tensos e subidos, a respiração é curta e sobretudo torácica.

Os braços também estão rígidos e têm pouca flexibilidade e espontaneidade.

As pessoas que sofrem de ansiedade social são geralmente pouco expansivas, apresentam maior contenção e têm baixa espontaneidade.

Se apresenta estes sintomas e tem um receio crónico do julgamento social será importante procurar um Psicoterapeuta.

A Psicoterapia oferece excelentes estratégias de intervenção para o poder ajudar a ter uma relação saudável consigo mesmo na presença dos outros.

Deixo-lhe o link directo para marcação da sua consulta.


https://www.antonionortonpsicoterapia.com/marcar-consulta


Um forte abraço

António Norton




287 visualizações

Headpage photo by Natalie Grainger on Unsplash

© by ANTÓNIO NORTON PSICOTERAPIA