top of page
  • Foto do escritorAntónio Norton

7 Estratégias para combater a solidão

Atualizado: 28 de abr. de 2020


Todos nós já experienciamos a solidão. Existem períodos especialmente propícios que nos relembram a nossa solidão, tais como: o período das férias, o dia dos namorados ou durante épocas de muito stress. A solidão faz parte da vida, mas quando é muito intensa torna-se disfuncional. Muitas pessoas não encontram estratégias para sair deste estado. A solidão pode afectar as pessoas de muitas maneiras. Vejamos:


Dor Física - Os estudos indicam que existem semelhanças entre as áreas do cérebro relacionadas com as emoções provocadas pela exclusão social e a dor física, o que ajuda a perceber cientificamente a explicação romantizada do "coração partido" e da dor interior.


Depressão - Estudos revelam que as pessoas sozinhas apresentam maior número de sintomas depressivos. As pessoas sozinhas e deprimidas revelam menores competências sociais para criar laços. Os estudos apontam para uma estreita ligação entre a depressão e a solidão, uma alimentando a outra.


Saúde Física - Estudos apontam para uma redução da saúde física e do bem-estar nos sujeitos vítimas de solidão. Estes também apresentam maior vulnerabilidade no que diz respeito ao aparecimento de doenças. O seu sistema imunitário está mais frágil.


Aqui ficam algumas ideias, sugestões sobre como actuar perante a solidão:


Entre num grupo - Poderá ser um grupo ligado às artes ou ao desporto, ou um grupo comunitário. Entrar num grupo, imediatamente conduz a uma integração num conjunto de pessoas que partilham interesses comuns. Poderá trazer um sentimento de pertença. A integração num grupo e o convívio com outras pessoas estimula a criatividade. Poderá ser algo que  faz com que deseje o dia seguinte ajudando, por isso mesmo, a combater a solidão.


Faça voluntariado - Tornar-se voluntário por uma causa em que acredita poderá trazer elevados benefícios. Conhecer outras pessoas, fazer parte de um grupo, criar novas experiências. Praticar e sentir o altruísmo pode trazer outro sentido à sua vida, o que contribuirá para aumentar a sua felicidade e o seu bem-estar, diminuindo a solidão. Trabalhar com os outros mais desfavorecidos e necessitados, pode fazer com que encare a sua vida e as possibilidades que tem com outros olhos.


Procure suporte virtual - Cada vez mais o facebook, e outros portais virtuais têm o condão de dinamizar e fazer crescer as suas relações sociais. Existem muitas pessoas on line na mesma situação em que se encontra e que estão desejosas que alguém entre em contacto com elas. Existem pessoas com boas intenções que também procuram criar relações, criar laços, criar amizades ou relações amorosas e que procuram o veículo virtual.


Invista nas suas relações sociais – Certamente conhece pessoas que sempre teve curiosidade de conhecer melhor. Também poderá investir nas suas relações familiares e torná-las mais profundas e íntimas. Ligue mais aos seus amigos! Hoje em dia, existem serviços de operadores de telemóvel que permitem ligações muitíssimo baratas. Invista nas suas relações! Convide os seus amigos para sair! Organize jantares onde cada um contribuirá com algo. Dinamize os encontros sociais e torne-os fontes de novidade constante.


Encontre um animal de estimação - Os cães e os gatos, em especial, podem trazer vários benefícios e um deles é a prevenção da solidão. Cuidar de um animal reúne princípios de altruísmo e de companheirismo. Passear um cão leva a comportamentos espontâneos: outras pessoas passeiam e afagam o seu animal e podem meter conversa consigo. Os animais permitem dar amor incondicional, que poderá ser um extraordinário trunfo para vencer a solidão.  


Faça psicoterapia - A psicoterapia tem inúmeras vantagens. Permite criar uma relação de confiança e de exposição da sua intimidade com alguém que o ouve atentamente, com atenção plena e com genuína empatia. Estes elementos são muito reconfortantes para uma pessoa que sofra de solidão. Além de promover este conforto, a terapia fornece uma série de estratégias para sair da solidão e reencontrar o seu bem-estar.


Entre para um grupo terapêutico - Os grupos terapêuticos são óptimas soluções para combater a solidão. Fornecem uma série de ferramentas importantes, desenvolvem competências sociais fundamentais para reconstruir laços; permitem trabalhar e treinar competências sociais através de exercícios de simulação com outras pessoas em situações idênticas, sempre sob o olhar atento e profissional de um ou mais psicoterapeutas.  

Como vê, existem muitas formas de combater a solidão.


Se se sente sozinho, vítima de uma estado continuado de solidão, impotente e sem recursos ou ferramentas para combater o seu isolamento, a Psicoterapia poderá ser uma importante ajuda.


Aqui fica o link para marcar a sua consulta.



Espero que este artigo o possa ajudar!


Um abraço

António Norton


759 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page